Notícias



Dicas para Conservação dos Álbuns


28 de março de 2014


 

• Ao receber o álbum, é necessário passar as páginas do álbum pelo menos a cada 2 dias na primeira semana, isso evita que as folhas grudem umas nas outras pelo processo natural de evaporação da cola. Se o álbum vai ser entregue imediatamente após a retirada na encadernadora, oriente o cliente a fazer essa passagem de páginas e a seguir os cuidados abaixo.

 

MANUSEIO

Evite manusear o álbum com as mãos sujas, principalmente de gordura.

 01

Cuidado ao conversar sobre o álbum aberto. Gotículas de saliva são os maiores responsáveis por danos nas lâminas, fazendo as lâminas grudarem e ao abrir, descascarem, formando aquelas bolinhas brancas no meio da foto. Caso caia alguma sobre o álbum, limpe imediatamente com uma flanela seca. O mesmo vale para gotas de qualquer liquido.

 

Ao terminar de ver o álbum, volte às fotos de trás para frente até fechá-lo. Isso evita que a lombada do álbum incline-se ao longo do tempo.

 

LIMPEZA

Álbuns em corino (couro artificial) são feitos de um material similar ao plástico e ao vinil. Podem ser limpos com uma flanela com álcool isopropílico, vendido em lojas especializadas em serigrafia. Uma alternativa é também limpa-lo com produtos para limpeza de couro natural, é bastante eficiente também.

flanela-pano-multuso-microfibra-30x30-lavagem-seco-automovel-1810-MLB4769482096_082013-O

Acessórios em acrílico devem ser limpos com um pano de algodão seco.

Para o miolo do álbum somente uma flanela seca, sem produto algum.

 

CONSERVAÇÃO

Proteja seu álbum da incidência de luz, calor, poeira e umidade mantendo-o sempre na embalagem original, seja ela caixa, sobrecapa ou luva. Além de evitar que entrem insetos, previne a oxidação das bordas do álbum e que se altere a cor do couro com o passar do tempo.

 Álbuns em couro/corino devem ser hidratados uma vez ao ano, para dar mais vitalidade a este tipo de revestimento.

03

Produtos para este tipo de hidratação são vendidos em lojas especializadas ou de calçados, hidratantes para pele também são eficientes, mas tenha o cuidado de usar somente sobre a capa, nunca sobre as lâminas. Cada hidratação dá mais um ano de vida ao seu álbum.

Mantenha o álbum sempre na horizontal, para evitar que a gravidade provoque as capas a se soltarem ou que lâminas fiquem “onduladas”.